domingo, 5 de setembro de 2010

Índices norte-americanos - 3/Set (Sex)

SP 500 / Nasdaq Composite / Dow Jones Industrial

Os principais índices norte-americanos continuam a movimentar-se numa sincronia quase perfeita. Como podem reparar nos gráficos, o SP 500, o Nasdaq Composite e o Dow Jones Industrial, índices que estavam a consolidar canais descendentes de curtíssimo prazo, foram apanhados em cheio pela onda de optimismo que varreu os mercados financeiros ao longo da semana passada. O resultado foi a quebra em alta dos seus respectivos canais e a continuidade das subidas nos dias imediatamente seguintes.

Neste momento os 3 principais índices norte-americanos aproximam-se de zonas psicológicas de resistência que, dada a sua própria natureza e se o optimismo persistir, poderão ser facilmente vencidas algures nas próximas sessões.

No entanto, deixo aqui um alerta relacionado com o volume que acompanhou as recentes subidas. Apesar de não estarem muito abaixo da média, movimentos supostamente relevantes costumam ser acompanhados por um incremento importante no volume, algo que não aconteceu em nenhum dos 3 índices.

Portanto, aos mais audazes o sinal de compra já foi disparado há pelo menos 2 dias atrás, mas para os mais cépticos ou para aqueles que enxergam no fraco volume uma força bullish sem grande vigor, mais vale aguardar pela quebra em alta das suas respectivas resistências (S&P 500 nos 1.130 pontos, Nasdaq nos 2.300 pontos e DJI nos 10.700 pontos).


SP 500 - Médio / Longo Prazo



Nasdaq Composite - Médio / Longo Prazo



Dow Jones Industrial - Médio / Longo Prazo


Sem comentários:

Enviar um comentário