Os dados norte-americanos relativos ao desemprego foram divulgados há alguns minutos e parece-me que há um consenso geral entre os analistas de que os números são positivos. Desde o último verão que não se via uma taxa de desemprego tão baixa (9,7%)!
Estes números indicam que a economia está a aquecer e a gerar postos de trabalho, uma boa indicação de que a crise está a ser lentamente ultrapassada. Vale lembrar que diante de um cenário de crise a primeira reacção dos empresários é demitir trabalhadores, sendo o contrário também verdadeiro, ou seja, num cenário de recuperação económica todas as empresas correm atrás de novas contratações.
A notícia da geração de mais de 11 mil empregos nos EUA em Janeiro chegou mesmo a tempo de aliviar (para já apenas subtilmente) a forte pressão vendedora sobre os mercados mundiais. As perdas que os futuros norte-americanos estavam a registar foram contidas e, neste momento, os futuros do Nasdaq estão mesmo a transacionar em terreno positivo.
Por enquanto os mercados europeus seguem profundamente atolados em perdas superiores aos -2%, mas caso a abertura nos EUA reflicta a tendência dos futuros, podemos muito bem vir a assistir a uma reversão épica ao longo das últimas horas da sessão.
Notícias relevantes:
Jan. jobless rate falls to 9.7%, lowest since Aug.
U.S. stock futures pare losses after jobs report
Sem comentários:
Enviar um comentário