quarta-feira, 30 de junho de 2010

Dados mistos condicionam evolução dos mercados

As principais praças norte-americanas seguem em terreno misto, muito condicionadas pela divulgação de um relatório a dar conta de uma subida no número de empregos no sector privado bastante abaixo das expectativas. De acordo com o governo, no mês passado foram gerados 13 mil empregos no sector privado, o que contrasta ferozmente com os 60 mil previstos pelos analistas.

Pela positiva há que destacar os dados relativos à produção industrial da área de Chicago, que indicou uma subida em linha com as expectativas mais optimistas. E na Europa, a informação avançada pelo Banco Central Europeu de que os bancos utilizaram pouco mais de 130 mil milhões de euros de um fundo especial de ajuda à refinanciação do sector, foi bem recebida pelos investidores pois indica que os bancos estão a encontrar outras formas independentes de financiamento que não exclusivamente o Banco Central.

Em Portugal há que destacar a vergonhosa actuação do governo português que, no último minuto, vetou a venda para a Telefonica da participação da Portugal Telecom na Vivo, operadora de comunicações móveis no Brasil, após uma votação na qual 74% dos accionistas aprovaram o negócio, mesmo após Bruxelas ter dado indicações claras acerca da ilegalidade das Golden Shares.

Notícias relevantes:

US Stocks Up Slightly As Private-Sector Jobs Disappoint
Portugal redefines the phrase 'speculative attack'

Sem comentários:

Enviar um comentário