sexta-feira, 5 de junho de 2009

Royal Bank of Scotland RBS (ADR: NYSE) em momento decisivo

O RBS está a passar por um momento claramente decisivo. Como podem reparar pelo gráfico, o título apresenta um perfil bullish no médio prazo, mas está a ser fortemente pressionado por uma Linha de Tendência Descendente de curto prazo.

A cotação vem sendo suportada desde inícios de Maio por uma importantíssima e muito relevante zona de suporte nos $ 12,00. No gráfico de médio prazo é possível verificar que, de facto, esta zona representou um marco para o título em diversas alturas, ao agir como suporte por duas vezes em Novembro e Dezembro de 2008 e ao jogar um papel fundamental no gap down do dia 20/Janeiro de 2009.

A cotação, que encerrou a sessão desta sexta-feira exactamente nos $ 12,00, está literalmente em cima do ponto onde a Linha de Tendência Ascendente de médio prazo encontra-se com a Linha de Tendência Descendente de curto prazo.

O volume está tremendamente apático e os indicadores técnicos não estão a apresentar divergências positivas que possam sinalizar um rebound decisivo no curto prazo. Todos estes factores negativos servem para depositar todas as esperanças de uma recuperação da cotação na sua zona de suporte nos $ 12,00 (a sua Linha de Tendência Ascendente pode também vir a jogar um papel decisivo nesta recuperação).

Resumindo e concluíndo, o título "não" está tecnicamente interessante e uma quebra em baixa da sua zona de suporte é, neste momento, o pior dos cenários pois poderá vir a reforçar ainda mais a força vendedora de curto prazo.

Por outro lado, como a altura é de decisão no RBS, uma quebra em alta daquela sua Linha de Tendência Descendente de curto prazo, a manutenção da sua zona de suporte e da sua Linha de Tendência Ascendente de médio prazo, "se ocorrerem", poderão vir a representar uma boa oportunidade de negócio.

O título não me parece muito "saudável", mas ainda pode haver esperança.

Related news:

ANZ says it's raising funds to buy RBS assets
ANZ rivals miss RBS deadline for Asian assets




Carregue nas imagens para ampliá-las.

Sem comentários:

Enviar um comentário