quinta-feira, 4 de março de 2010

Mercados Europeus Hoje - 4/Mar (Qui) - Manhã

Os mercados europeus iniciaram a sessão desta quinta-feira em terreno ligeiramente negativo, em larga medida pressionados pela tomada de mais valias após 4 sessões consecutivas de fortes ganhos e também pela expectativa da divulgação de importantes dados macro-económicos nos EUA, dentre eles o importantíssimo weekly jobless claims que, felizmente, sinalizou uma diminuição no número de pedidos de auxílio ao desemprego nos EUA. Um sinal claro de recuperação da economia!

As praças europeias também estavam em compasso de espera pelo discurso do presidente do BCE, Jean-Claude Trichet. A sua mensagem esteve em linha com as expectativas do mercado e essencialmente garantiram que a taxa actual de juros é aceitável e que o perigo da inflação está controlado. Ainda de acordo com o presidente do BCE, a recuperação está em curso mas não "garantida", pelo que ainda há muito trabalho a ser feito nos próximos meses.

Os dados macro-económicos positivos nos EUA e o discurso conciliador do BCE serviram para acalmar os mercados que, neste momento, apresentam perdas muito ligeiras (já estiveram a perder mais!). Do lado dos EUA, os futuros apontam para uma abertura ligeiramente positiva, algo que, concretizando-se, poderá vir a influenciar positivamente as praças europeias.

Notícia relevante:

U.S. stock futures edge higher in wake of jobless, productivity data

Sem comentários:

Enviar um comentário